SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue54Teoria da resposta ao item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicosAnálise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi  and  ANDRADE, Dalton Francisco de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.78-99. ISSN 0103-6831.

Promover a educação requer a garantia de um ambiente com condições para que a aprendizagem possa ocorrer. É importante proporcionar um ambiente físico, aqui denominado infraestrutura escolar, que estimule e viabilize o aprendizado, além de favorecer as interações humanas. Este artigo apresenta uma escala de infraestrutura escolar que foi construída utilizando como ferramenta a Teoria de Resposta ao Item e baseando-se em informações referentes às escolas obtidas no Censo Escolar da Educação Básica 2011. Foram estabelecidas quatro categorias: Elementar, Básica, Adequada e Avançada. Com base na escala, foi feita uma análise comparativa da infraestrutura escolar por região do país e por dependência administrativa. Acreditamos que os resultados obtidos podem ser úteis para orientar as políticas públicas de educação e para fundamentar estudos futuros sobre o impacto das condições materiais das escolas na qualidade do ensino.

Keywords : Teoria da Resposta ao Item; Escala de Avaliação; Processo Ensino e Aprendizagem; Infraestrutura Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )