SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54Teoria da resposta ao item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicosAnálise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi  e  ANDRADE, Dalton Francisco de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.78-99. ISSN 0103-6831.

Promover a educação requer a garantia de um ambiente com condições para que a aprendizagem possa ocorrer. É importante proporcionar um ambiente físico, aqui denominado infraestrutura escolar, que estimule e viabilize o aprendizado, além de favorecer as interações humanas. Este artigo apresenta uma escala de infraestrutura escolar que foi construída utilizando como ferramenta a Teoria de Resposta ao Item e baseando-se em informações referentes às escolas obtidas no Censo Escolar da Educação Básica 2011. Foram estabelecidas quatro categorias: Elementar, Básica, Adequada e Avançada. Com base na escala, foi feita uma análise comparativa da infraestrutura escolar por região do país e por dependência administrativa. Acreditamos que os resultados obtidos podem ser úteis para orientar as políticas públicas de educação e para fundamentar estudos futuros sobre o impacto das condições materiais das escolas na qualidade do ensino.

Palavras-chave : Teoria da Resposta ao Item; Escala de Avaliação; Processo Ensino e Aprendizagem; Infraestrutura Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )