SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54Uma escala para medir a infraestrutura escolarBullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CAMARA, Marcelo. Análise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.100-117. ISSN 0103-6831.

Nesse trabalho, apresentamos uma análise do rendimento de alunos de segundo ano de escolaridade na resolução de problemas de estrutura aditiva com base nos resultados da pré-testagem dos itens que comporão a Provinha Brasil de Matemática. Foram aplicados 192 itens a 12 mil alunos de diferentes unidades da Federação. Realizamos a análise considerando algumas variáveis presentes nos problemas, tais como o tipo de contexto, a presença ou não de imagens, a magnitude dos números envolvidos e a localização dos dados no problema. Os resultados mostram que, em função da estrutura do problema, a alteração dessas variáveis provoca diferenças no índice de sucesso dos alunos.

Palavras-chave : Provinha Brasil de Matemática; Rendimento Escolar; Resolução de Problemas; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )