SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54Análise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de MatemáticaOs gêneros discursivos no Saeb e na Prova Brasil de 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SERPA, Alexandre Luiz de Oliveira  e  PONTES, Luís Antônio Fajardo. Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.118-141. ISSN 0103-6831.

A violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas.

Palavras-chave : Bullying; Saresp; Escolas; Rendimento Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )