SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do SarespAvaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

QUEIROZ, Patricia Andréa de Araújo. Os gêneros discursivos no Saeb e na Prova Brasil de 2007. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.142-169. ISSN 0103-6831.

Objetivou-se neste trabalho mapear os gêneros discursivos que constituíram o teste do 5º ano do Saeb e da Prova Brasil, de 2007, para analisar se o privilégio de determinados gêneros discursivos em detrimento de outros pode contribuir para a reprodução e manutenção de relações assimétricas de poder. Assim, para tratar dos conceitos de gênero discursivo e análise do discurso crítica, postulados básicos que orientam este trabalho, foram utilizadas as reflexões de Bakhtin, Marcuschi, Fairclough, Resende e Ramalho e Thompson. Para a coleta e análise dos dados, foi adotada a abordagem qualitativa recorrendo-se à análise documental. Os resultados da pesquisa mostraram que os gêneros mais recorrentes foram o conto e a história em quadrinhos, que pertencem a um mesmo domínio discursivo, o ficcional. Desta forma, ao priorizar alguns gêneros essa avaliação pode contribuir para que concepções hegemônicas sejam reproduzidas e mantidas, à medida que legitima determinados gêneros e, consequentemente, os discursos produzidos por eles.

Palavras-chave : Saeb; Prova Brasil; Gênero Discursivo; Avaliação da Educação Básica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )