SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54Avaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileirosO corpo técnico- -administrativo na autoavaliação institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SCHWARZ, Kélin  e  PAIXAO, Priscilla Campiolo Manesco. Avaliação da aprendizagem no curso de nutrição. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.194-219. ISSN 0103-6831.

O estudo objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem da forma como são percebidas por alunos e professores do curso de Nutrição de uma universidade pública do Paraná, bem como outras questões importantes referentes às práticas avaliativas. O estudo foi realizado por meio de questionários aplicados a professores e alunos, e as respostas foram agrupadas para a análise. Os resultados revelaram que a concepção de avaliação da aprendizagem para grande parte de alunos e professores foi semelhante e caracteriza-se como um instrumento para verificar o que o aluno assimilou. A prova foi o instrumento avaliativo relatado como o mais utilizado por todos os professores pesquisados, sendo geralmente associado a outros instrumentos avaliativos. Assim, enfatizam-se a necessidade e a importância de se repensar constantemente o significado da avaliação da aprendizagem, além da necessidade de capacitar continuamente professores e gestores do ensino superior, para que a avaliação realmente contribua para construção do conhecimento.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Processo Ensino-Aprendizagem; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )