SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54O corpo técnico- -administrativo na autoavaliação institucionalMulticurso matemática: avaliação e aprimoramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GONCALVES, Luiz Alberto Oliveira; SOARES, José Francisco  e  HAMADA, Hélio Hiroshi. Efeito-professor em um curso técnico em segurança pública. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.242-275. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o efeito-professorÐ no desempenho acadêmico de alunos do Curso Técnico em Segurança Pública da Polícia Militar de Minas Gerais, cujo alvo é formar soldados, ou seja, os profissionais que se encontram na base da atuação policial. Os dados foram organizados segundo as notas dos alunos nas diferentes disciplinas, por turma. Foram agrupadas as turmas com o mesmo professor para a mesma disciplina. Comparadas posteriormente, foi possível evidenciar o efeito-professor analisando-se o coeficiente de variação da média e do desvio-padrão das notas finais das turmas para cada disciplina. Com base na identificação de disciplinas com maior coeficiente de variação, partiu-se para a análise de regressão linear múltipla, o que nos permitiu a verificação direta da existência do efeito-professor, sendo possível saber qual deles teria feito diferença no desempenho de seus alunos.

Palavras-chave : Rendimento Escolar; Segurança Pública; Ensino Profissional; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )