SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue54Efeito-professor em um curso técnico em segurança pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BIRMAN, Eliane  and  LOPES, Isa Cristina da Rocha. Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.276-303. ISSN 0103-6831.

A investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares.

Keywords : Formação de Professores; Avaliação da Aprendizagem; Educação Continuada; Avaliação do Programa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )