SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número54Efeito-professor em um curso técnico em segurança pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BIRMAN, Eliane  e  LOPES, Isa Cristina da Rocha. Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.276-303. ISSN 0103-6831.

A investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares.

Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação da Aprendizagem; Educação Continuada; Avaliação do Programa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )