SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professoresFormação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

NUNES, Cely do Socorro Costa. Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.64-93. ISSN 0103-6831.

O estudo centrou-se na análise de documentos oficiais que versam sobre avaliação do desempenho docente emitidos pelo Ministério de Educação e Ciência de Portugal no período de 2009 a 2012. Parte-se do pressuposto de que tais documentos respondem a uma política oficial de avaliação docente de cunho somativo e meritocrático, cujos padrões de desempenho revelam uma política nacional de controle, orientação, monitoramento, supervisão do trabalho dos professores que se reflete na profissionalização docente.

Palabras clave : Avaliação Docente; Padrão de Desempenho; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )