SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue55Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em PortugalO Programa Bolsa Alfabetização e a ressignificação dos estágios na pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

APARICIO, Ana Sílvia Moço. Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.94-130. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino.

Keywords : Formação de Professores; Alfabetização; Prática de Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )