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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PIRES, André. Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP). Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.170-196. ISSN 0103-6831.

O Programa Bolsa Família objetiva a transferência de renda condicionada do governo federal que vincula o recebimento do benefício à frequência escolar mínima de crianças e jovens (6-17 anos). O artigo analisa os efeitos dessa condicionalidade nos indicadores escolares em população de beneficiários residentes em Campinas (SP), tomando por base informações do Censo 2010 e comparando indicadores educacionais do grupo de beneficiários do programa e de um grupo de controle. Os resultados mostram que a condicionalidade relacionada à educação é positiva no incremento da frequência escolar dos  beneficiários e em termos da adequação idade/curso. Verifica-se, ao término do período de frequência escolar exigido pelo programa, queda abrupta nos números relativos à frequência e adequação idade/curso entre os beneficiários. Ao final, são apresentados desafios suscitados pelos dados relativos a um dos objetivos do programa: combater a transmissão intergeracional da pobreza com a frequência escolar.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Programa Bolsa Família; Frequência Escolar.

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