SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue55As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007)Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SOARES, Sandra Regina. A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.224-245. ISSN 0103-6831.

Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.

Keywords : Formação de Professores; Pesquisa como Princípio Formativo; Processo de Ensino- Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )