SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007)Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOARES, Sandra Regina. A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.224-245. ISSN 0103-6831.

Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.

Palabras clave : Formação de Professores; Pesquisa como Princípio Formativo; Processo de Ensino- Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )