SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007)Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOARES, Sandra Regina. A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.224-245. ISSN 0103-6831.

Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisa como Princípio Formativo; Processo de Ensino- Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )