SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidadeAvaliação na educação infantil: um debate necessário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ALFREDO, Francisco Caloia  y  TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.246-271. ISSN 0103-6831.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que visou a compreender a operacionalização da avaliação formativa na política de avaliação da aprendizagem para a formação de professores em Angola. Coletaram-se os dados por meio de questionários a professores e alunos, entrevistas semipadronizadas a professores e observação de aulas, analisados em categorias de conteúdo e em tabelas, discutidos sob a abordagem quanti-quali. Revela-se que turmas numerosas e a falta de condições de trabalho dificultam a prática avaliativa dos professores; os participantes são desfavoráveis à política de avaliação por atribuir maior peso (60%) à prova de escola e menor peso (40%) às classificações atribuídas pelo professor; além do modelo de avaliação ser fortemente classificatório, os participantes se mostram favoráveis à avaliação formativa sempre classificatória.

Palabras clave : Formação de Professores; Avaliação Formativa; Angola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )