SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Avaliação na educação infantil: um debate necessárioImpacto da conglomeração na estimação do coeficiente H da Escala de Mokken índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MARINHO, Paulo; LEITE, Carlinda  e  FERNANDES, Preciosa. A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.304-334. ISSN 0103-6831.

Estudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Sistemas de Avaliação; Portugal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )