SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue55A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ANDRADE, Marcia; FERNANDES, Cristiano  and  SILVA, Pedro Luís do Nascimento. Impacto da conglomeração na estimação do coeficiente H da Escala de Mokken. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.336-356. ISSN 0103-6831.

A finalidade deste estudo é avaliar o efeito do plano de amostragem por conglomerados na estimação do coeficiente H que desempenha papel importante tanto na construção quanto na avaliação de uma Escala de Mokken. Para tal, considerou-se a população de referência formada pelos alunos que frequentavam o 9° ano do Ensino Fundamental, na rede pública, em área urbana do estado do Rio de Janeiro que participaram da Prova Brasil 2007. As respostas a um conjunto de 10 itens dicotomizados que mensuram o capital econômico da família dos alunos foram usadas no cálculo de H. Foram selecionadas 2.000 amostras independentes dessa população de referência sob dois planos amostrais: amostragem por conglomerados em único estágio e amostragem aleatória simples. O estudo aponta o efeito significativo da amostragem por conglomerados na estimação do coeficiente H.

Keywords : Coeficientes de Escalonabilidade; Teoria de Resposta ao Item não Paramétrica; Amostragem Complexa; Nível Socioeconômico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )