SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número56Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MENIN, Maria Suzana de Stefano; BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael  y  MOR, Adriano. Adesão ao valor justiça em crianças e adolescentes. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.18-47. ISSN 0103-6831.

Esta pesquisa é parte de um trabalho maior que tem como objetivo a construção de uma escala para avaliar a adesão a valores morais em alunos de educação básica e seus professores, realizado na Fundação Carlos Chagas (SP). Neste texto, trata-se somente do valor de justiça. Houve comparação das respostas de 111 crianças de 10 a 13 anos e de 121 adolescentes entre 14 e 17 anos, de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. Realizou-se a seleção de algumas questões de justiça distributiva, retributiva e comutativa dentre as várias utilizadas. No questionário, as alternativas oferecidas foram construídas em níveis crescentes de descentração de perspectiva social inspirados em Kohlberg. Os resultados confirmam as duas hipóteses levantadas: ocorreu uma progressão na escolha das respostas em relação aos níveis entre crianças e adolescentes e houve diferenças entre as três formas de justiça consideradas, no que se referiu ao alcance de níveis mais elevados.

Palabras clave : Justiça; Valores Morais; Escala de Avaliação; Kohlberg.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )