SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Adesão ao valor justiça em crianças e adolescentesResolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

KAWASHIMA, Rosana Akemi  and  MARTINS, Raul Aragão. Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.48-74. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.

Keywords : Generosidade; Justiça; Educação Infantil; Valores Morais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )