SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

OLIVEIRA, Fabricio Costa de; MORAIS, Alessandra de  and  CARVALHO, Sebastião Marcos Ribeiro de. Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.76-104. ISSN 0103-6831.

Este estudo tem como objetivo estimar as propriedades da Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. A pesquisa foi realizada em uma instituição socioeducativa em duas fases. Na primeira, participaram diferentes educadoras que preencheram a escala quanto a cada criança e adolescente que frequentava a instituição (N=100). Na segunda, as crianças e os adolescentes com as maiores ou as menores pontuações na escala supracitada (n=60) responderam à Children’s Action Tendency Scale, que investiga estratégias de resolução de conflitos. Os resultados demonstraram a adequada confiabilidade da escala de percepção. No entanto, indicaram que a avaliação das educadoras não correspondeu à forma como as crianças e adolescentes julgaram os conflitos hipotéticos, uma vez que os meninos foram avaliados como mais agressivos que as meninas na escala de percepção.

Keywords : Conflitos Interpessoais; Comportamento Agressivo; Escala de Percepção; Ambiente Educativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )