Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
OLIVEIRA, Fabricio Costa de; MORAIS, Alessandra de y CARVALHO, Sebastião Marcos Ribeiro de. Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.76-104. ISSN 0103-6831.
Este estudo tem como objetivo estimar as propriedades da Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. A pesquisa foi realizada em uma instituição socioeducativa em duas fases. Na primeira, participaram diferentes educadoras que preencheram a escala quanto a cada criança e adolescente que frequentava a instituição (N=100). Na segunda, as crianças e os adolescentes com as maiores ou as menores pontuações na escala supracitada (n=60) responderam à Children’s Action Tendency Scale, que investiga estratégias de resolução de conflitos. Os resultados demonstraram a adequada confiabilidade da escala de percepção. No entanto, indicaram que a avaliação das educadoras não correspondeu à forma como as crianças e adolescentes julgaram os conflitos hipotéticos, uma vez que os meninos foram avaliados como mais agressivos que as meninas na escala de percepção.
Palabras clave : Conflitos Interpessoais; Comportamento Agressivo; Escala de Percepção; Ambiente Educativo.