SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadoresHerramientas para la evaluación del bullying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino  and  ROSARIO, Pedro. Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.106-137. ISSN 0103-6831.

Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.

Keywords : Bullying; Questões Morais; Ética; Violência na Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )