SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Avaliação das violências e valores moraisTeacher values evaluation: possibilities for a democratic school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

PEDRO, Ana Paula  and  PIRES, Lucília. Tolerância versus discriminação junto dos estudantes universitários portugueses. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.186-219. ISSN 0103-6831.

O trabalho de investigação que desenvolvemos centrou-se nas representações sociais dos valores dos estudantes universitários em Portugal. Para testar a questão da tolerância vs discriminação, especialmente o traço de discriminação flagrante, colocamos os estudantes perante uma listagem de indivíduos pertencentes a grupos minoritários que, por caraterísticas diversas, poderiam ser alvo de intolerância e ostracismo social, e perguntámos quais destes indivíduos os universitários não queriam como vizinhos. Adicionalmente, inquirimos quais os comportamentos e atitudes sociais os jovens consideravam condenáveis ou aceitáveis. Procurámos também medir as percepções dos estudantes quanto à aceitação ou não aceitação desses comportamentos pela sociedade. Comparamos de seguida os dados obtidos com os recolhidos pelo European Values Survey (2008) junto de uma amostra representativa da população portuguesa e procuramos captar divergências e convergências.

Keywords : Valores Morais; Comportamento Social; Representações Sociais; Universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )