SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Tolerance versus discrimination by portuguese college students.Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

D'AUREA-TARDELI, Denise. Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.220-251. ISSN 0103-6831.

Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.

Keywords : Valores Morais; Profissionalização Docente; Kohlberg; Identidade Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )