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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

D'AUREA-TARDELI, Denise. Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.220-251. ISSN 0103-6831.

Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.

Palavras-chave : Valores Morais; Profissionalização Docente; Kohlberg; Identidade Profissional.

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