SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Teacher values evaluation: possibilities for a democratic schoolThe field of public education policies: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

TAVARES, Marialva Rossi. Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.252-272. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta um relato de pesquisa em fase de préteste para a construção de uma escala de avaliação em valores baseada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) que permita verificar a presença e a força de adesão a valores morais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em crianças do 2º ciclo do ensino fundamental, jovens do ensino médio e professores de educação básica. A construção dos itens/questões fundamentou-se na teoria de Kohlberg, e sua análise e revisão, nas curvas características dos itens (CCI’s), elaboradas com base na aplicação dos procedimentos de calibração dos itens segundo a TRI. Essa revisão dispõe dos dados de respostas abertas obtidos com a aplicação dos mesmos itens, sem as respectivas alternativas, a um grupo menor de alunos e professores. Esse processo mostra quais as dificuldades para elaborar itens discriminativos e como as análises das respostas abertas ajudam na sua reformulação.

Keywords : Valores Morais; Escala de Avaliação; Kohlberg; Teoria da Resposta ao Item.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )