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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

TAVARES, Marialva Rossi. Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.252-272. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta um relato de pesquisa em fase de préteste para a construção de uma escala de avaliação em valores baseada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) que permita verificar a presença e a força de adesão a valores morais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em crianças do 2º ciclo do ensino fundamental, jovens do ensino médio e professores de educação básica. A construção dos itens/questões fundamentou-se na teoria de Kohlberg, e sua análise e revisão, nas curvas características dos itens (CCI’s), elaboradas com base na aplicação dos procedimentos de calibração dos itens segundo a TRI. Essa revisão dispõe dos dados de respostas abertas obtidos com a aplicação dos mesmos itens, sem as respectivas alternativas, a um grupo menor de alunos e professores. Esse processo mostra quais as dificuldades para elaborar itens discriminativos e como as análises das respostas abertas ajudam na sua reformulação.

Palavras-chave : Valores Morais; Escala de Avaliação; Kohlberg; Teoria da Resposta ao Item.

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