SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue56Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MARTINS, Angela Maria. O campo das políticas públicas de educação: uma revisão da literatura. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.56, pp.2252-272. ISSN 0103-6831.

A revisão de literatura no campo das políticas públicas e, particularmente, no que diz respeito às políticas educacionais, indica a necessidade de aprofundamento do debate em torno de aspectos teóricos e metodológicos presentes na produção de pesquisas. Assim, este artigo discute, primeiramente, questões sinalizadas por estudiosos sobre origens e problemas na construção do campo disciplinar das políticas públicas para em seguida apontar elementos convergentes em balanços de literatura realizados por pesquisadores da educação, que há algum tempo assinalam fragilidades e potencialidades de estudos nessa área do conhecimento. Finalmente, discute-se que parte das pesquisas não consegue superar, ainda, o dilema da ausência de articulação entre as diferentes dimensões que compõem a análise das políticas educacionais.

Keywords : Políticas Públicas em Educação; Metodologia da Pesquisa; Produção do Conhecimento; Pesquisa Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )