SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue57Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionaisRedação no vestibular: Perspectivas de reorientação da prática escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

CRUZ, Giseli Barreto da  and  MARCEL, Jules. A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.56-82. ISSN 0103-6831.

Este artigo discute o papel da didática na formação de professores para a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste em analisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas de professores formadores indicados por eles como referenciais. Para atender ao proposto, foi produzido um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram examinados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos a partir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre a base de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012) e André (1995), no que tange às práticas do bom professor.

Keywords : Didática; Formação de Professores; Professor Referencial; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )