SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionaisRedação no vestibular: Perspectivas de reorientação da prática escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CRUZ, Giseli Barreto da  y  MARCEL, Jules. A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.56-82. ISSN 0103-6831.

Este artigo discute o papel da didática na formação de professores para a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste em analisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas de professores formadores indicados por eles como referenciais. Para atender ao proposto, foi produzido um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram examinados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos a partir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre a base de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012) e André (1995), no que tange às práticas do bom professor.

Palabras clave : Didática; Formação de Professores; Professor Referencial; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )