SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docenteOs efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CASTALDO, Márcia Martins  y  COLELLO, Silvia M. Gasparian. Redação no vestibular: Perspectivas de reorientação da prática escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.84-113. ISSN 0103-6831.

Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores.

Palabras clave : Língua Escrita; Vestibular; Produção Textual; Linguística Textual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )