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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CASTALDO, Márcia Martins  e  COLELLO, Silvia M. Gasparian. Redação no vestibular: Perspectivas de reorientação da prática escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.84-113. ISSN 0103-6831.

Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores.

Palavras-chave : Língua Escrita; Vestibular; Produção Textual; Linguística Textual.

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