SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57Redação no vestibular: Perspectivas de reorientação da prática escolarIncongruências no discurso sobre qualidade da educação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

RAHME, Mônica Maria Farid  y  MRECH, Leny Magalhães. Os efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.114-137. ISSN 0103-6831.

Neste artigo, discutimos questões relacionadas à inserção escolar de alunos considerados pouco convencionais, procurando destacar o quanto a convivência entre colegas pode ser uma dimensão a ser considerada no trabalho educativo. Para tanto, retomamos pesquisas que focalizam os efeitos da escolarização para esses alunos. Em seguida, apresentamos dados de um estudo sobre os efeitos da convivência entre pares na escola, quando uma criança apresentava fragilidades em sua constituição como sujeito. Para realização deste trabalho, adotamos como procedimentos metodológicos o registro sistemático dos dados levantados no trabalho de campo, a prática de entrevistas e a realização de filmagens. A partir desses dados, procuramos indicar o quanto a entrada na escola pode superar a transmissão formal de conhecimentos, operando, para algumas crianças, como um fator de estruturação subjetiva.

Palabras clave : Educação; Psicanálise; Distúrbios Globais do Desenvolvimento; Inclusão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )