SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57Avaliação de professores: uma questão de escolhasRankings na educação superior: As melhores faculdades do Brasil (1982-2000) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CERDEIRA, Diana Gomes da Silva; ALMEIDA, Andrea Baptista de  e  COSTA, Marcio da. Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.198-225. ISSN 0103-6831.

Este artigo analisa oito grupos focais, dos quais participaram 27 gestores escolares e 36 professores das redes municipais de ensino dos municípios vizinhos Rio de Janeiro e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a percepção dos profissionais do ensino fundamental acerca das influências das avaliações externas no currículo escolar. Além de participar da Prova Brasil, ambos os municípios implementaram um sistema próprio de avaliação. O Rio de Janeiro tem uma política de bonificação salarial para os profissionais cujas escolas atingirem metas estabelecidas pela Prefeitura, ao passo que Duque de Caxias não promove políticas de alto impacto. Abordamos a discussão atual sobre as avaliações externas, bem como a discussão sobre o currículo nesse contexto. Ao final, problematizamos as abordagens que sugerem que as avaliações vêm constrangendo o trabalho docente e promovendo o estreitamento do currículo escolar.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Currículo; Responsabilização Educacional; Avaliação do Rendimento Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )