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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CALDERON, Adolfo Ignacio; MATIAS, Raone Cezar  y  LOURENCO, Henrique da Silva. Rankings na educação superior: As melhores faculdades do Brasil (1982-2000). Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.226-247. ISSN 0103-6831.

Este artigo aborda o estudo do extinto ranking Melhores Faculdades, o primeiro no campo da educação superior brasileira, criado em 1981 e editado anualmente, por dezenove anos, pela revista masculina Playboy. Foca o funcionamento e a metodologia desse ranking a partir de uma revisão bibliográfica e documental, envolvendo artigos científicos, notícias de jornal, depoimentos de autoridades universitárias publicados em portais da internet e, sobretudo, a análise de suas edições. Partindo da contextualização teórica sobre os rankings acadêmicos, o artigo revela a metodologia adotada pelo ranking em questão, baseada principalmente nas opiniões de chefes de recursos humanos de grandes empresas e diretores dos cursos avaliados, demonstrando a predominância de um grupo de instituições da região Sudeste como responsáveis pelos cursos de melhor qualidade e acenando para, apesar das críticas, a aceitação dos rankings como referenciais de qualidade pelos gestores universitários.

Palabras clave : Educação Superior; Rankings Acadêmicos; Ranking Playboy; Avaliação Educacional.

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