SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57Rankings na educação superior: As melhores faculdades do Brasil (1982-2000)Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MORICONI, Gabriela Miranda  y  NASCIMENTO, Paulo Augusto Meyer Mattos. Fatores associados ao desempenho dos concluintes de Engenharia no Enade 2011. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.248-278. ISSN 0103-6831.

Este artigo busca identificar, com dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2011 e por meio de modelagens hierárquico-lineares, fatores associados ao desempenho dos novos engenheiros formados no Brasil. Objetiva-se fornecer aos gestores das instituições e aos formuladores de política de ensino superior indícios sobre o que se mostra mais relevante na formação nas engenharias, principalmente no que concerne a fatores suscetíveis à tomada de decisão. Os resultados reforçam a percepção geral de que cursos seletivos de instituições públicas se destacam na formação de engenheiros, mas também apontam a importância, em muitos cursos, da disponibilidade do professor para atendimento fora do horário de aula. Na média, aferiram desempenho melhor os alunos que cursaram o ensino superior na idade correta e que fizeram o ensino médio em escolas públicas, os alunos do sexo masculino e os que se declararam brancos.

Palabras clave : Engenharia; Avaliação do Rendimento Escolar; Fatores de Rendimento Escolar; Enade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )