SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue57Fatores associados ao desempenho dos concluintes de Engenharia no Enade 2011Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BARBETTA, Pedro A.; TREVISAN, Ligia M. V.; TAVARES, Heliton  and  AZEVEDO, Tânia C. Arantes de Macedo. Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.280-302. ISSN 0103-6831.

Este trabalho mostra a aplicação de modelos da teoria da resposta ao item unidimensional e multidimensional numa prova multi e interdisciplinar usada em um processo seletivo de ingresso na universidade. Mesmo sendo esta uma prova composta por itens das diversas disciplinas do ensino médio, foi possível ajustar um modelo unidimensional da teoria da resposta ao item e construir uma escala pedagogicamente interpretável. Entretanto, com a abordagem multidimensional, foi possível identificar três traços latentes predominantes: raciocínio lógico, compreensão de texto e proficiência em inglês. O artigo relata também alguns ensaios realizados com o posicionamento e avaliação de itens no plano formado pelos traços latentes raciocínio lógico e compreensão de texto, assuntos ainda incipientes nos estudos de avaliação educacional.

Keywords : Teoria da Resposta ao Item; Dimensionalidade; Avaliação Educacional; Vestibular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )