SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57Fatores associados ao desempenho dos concluintes de Engenharia no Enade 2011Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BARBETTA, Pedro A.; TREVISAN, Ligia M. V.; TAVARES, Heliton  y  AZEVEDO, Tânia C. Arantes de Macedo. Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.280-302. ISSN 0103-6831.

Este trabalho mostra a aplicação de modelos da teoria da resposta ao item unidimensional e multidimensional numa prova multi e interdisciplinar usada em um processo seletivo de ingresso na universidade. Mesmo sendo esta uma prova composta por itens das diversas disciplinas do ensino médio, foi possível ajustar um modelo unidimensional da teoria da resposta ao item e construir uma escala pedagogicamente interpretável. Entretanto, com a abordagem multidimensional, foi possível identificar três traços latentes predominantes: raciocínio lógico, compreensão de texto e proficiência em inglês. O artigo relata também alguns ensaios realizados com o posicionamento e avaliação de itens no plano formado pelos traços latentes raciocínio lógico e compreensão de texto, assuntos ainda incipientes nos estudos de avaliação educacional.

Palabras clave : Teoria da Resposta ao Item; Dimensionalidade; Avaliação Educacional; Vestibular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )