SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número57Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LIMA, Juliana de Melo  e  LEAL, Telma Ferraz. Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.304-333. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.

Palavras-chave : Avaliação Formativa; Aprendizagem; Língua Portuguesa; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )