SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58Políticas públicas e monitoramento na educação infantilProdução acadêmica brasileira sobre avaliação em educação infantil: primeiras aproximações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BHERING, Eliana  and  ABUCHAIM, Beatriz de Oliveira. Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.58, pp.74-99. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta a primeira etapa do processo de construção de um sistema de monitoramento para uma rede pública de educação infantil (EI) do município do Rio de Janeiro. Partindo de concepções teóricas a respeito de avaliação e monitoramento, foram avaliadas 149 unidades escolares. A coleta de dados seguiu o modelo das escalas de avaliação de ambientes e a análise foi realizada de acordo com a Teoria Clássica das Medidas. O objetivo centrou-se em extrair aspectos relevantes para o monitoramento das políticas da EI do município em questão. A análise dos dados incluiu também a compilação de informações de diferentes fontes sobre o funcionamento da rede municipal. Foram identificadas sete dimensões para a composição do monitoramento das políticas e práticas educativas, além de aspectos que podem contribuir para a melhoria do atendimento nas unidades de ensino de EI.

Keywords : Educação Infantil; Políticas Públicas; Monitoramento; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )