SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58Avaliação da qualidade da educação infantil na AustráliaAvaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LAEVERS, Ferre  and  STUTZMAN, Tina Marie. Fundamentos da educação experiencial: bem-estar e envolvimento na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.58, pp.152-184. ISSN 0103-6831.

O modelo da educação experiencial é o resultado de um projeto inspirado na abordagem rogeriana. Seu principal foco é a perspectiva da criança, buscando identificar os tipos de experiência que o ambiente de aprendizagem oferece e como essas experiências podem ser otimizadas. Uma das principais contribuições desse modelo está na identificação de dois indicadores-chave de qualidade, bem-estar e envolvimento, que oferecem uma medida reveladora do poder do processo e esclarecem como as crianças avançam. Como consequência, o conhecimento sobre o contexto educacional apresenta uma série de princípios e práticas que podem ser vistos como um caminho para aumentar os níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Esse modelo vai além da relação processo e contexto, articulando os resultados do processo educativo. Aqui, inspirados por Piaget, o conceito de aprendizagem significativa foi desenvolvido em conexão com uma visão holística sobre resultados e competências.

Keywords : Educação Infantil; Educação Experiencial; Educadores; Qualidade da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )