SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58Avaliação da qualidade da educação infantil na AustráliaAvaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

LAEVERS, Ferre  y  STUTZMAN, Tina Marie. Fundamentos da educação experiencial: bem-estar e envolvimento na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.58, pp.152-184. ISSN 0103-6831.

O modelo da educação experiencial é o resultado de um projeto inspirado na abordagem rogeriana. Seu principal foco é a perspectiva da criança, buscando identificar os tipos de experiência que o ambiente de aprendizagem oferece e como essas experiências podem ser otimizadas. Uma das principais contribuições desse modelo está na identificação de dois indicadores-chave de qualidade, bem-estar e envolvimento, que oferecem uma medida reveladora do poder do processo e esclarecem como as crianças avançam. Como consequência, o conhecimento sobre o contexto educacional apresenta uma série de princípios e práticas que podem ser vistos como um caminho para aumentar os níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Esse modelo vai além da relação processo e contexto, articulando os resultados do processo educativo. Aqui, inspirados por Piaget, o conceito de aprendizagem significativa foi desenvolvido em conexão com uma visão holística sobre resultados e competências.

Palabras clave : Educação Infantil; Educação Experiencial; Educadores; Qualidade da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )