SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58Fundamentos da educação experiencial: bem-estar e envolvimento na educação infantilCotidiano escolar e Saresp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOUSA, Sandra Zákia; MAIA, Marcia Maria Vieira da  y  HAAS, Celia Maria. Avaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulista. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.58, pp.188-209. ISSN 0103-6831.

Com base em resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) obtidos entre 2008 e 2012 pelas turmas do 3º ano do ensino médio de 41 unidades da rede pública de um município da Grande São Paulo, são analisadas as variações desses resultados no período, cotejando as metas estabelecidas para as escolas a cada ano, o Idesp obtido e o recebimento ou não da bonificação. A interpretação dos dados aponta oscilação de desempenho das escolas no decorrer dos anos analisados, não apoiando conclusões que indiquem melhorias gradativas e sustentáveis e identificando, inclusive, premiação de escolas que atingiram patamares inferiores aos de anos anteriores.

Palabras clave : Política Educacional; Avaliação; Bonificação; Idesp.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )