SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58Avaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulistaSegregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LAMMOGLIA, Bruna  and  BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Cotidiano escolar e Saresp. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.58, pp.210-241. ISSN 0103-6831.

Com a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar.

Keywords : Saresp; Abordagem Fenomenológica; Avaliação Educacional; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )