SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.58, pp.272-294. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída.

Keywords : Avaliação Formativa; Prova; Formação de Professores; Avaliação Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )