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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

TAVARES JUNIOR, Fernando  e  NEUBERT, Luiz Flávio. A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.22-48. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142867.

Nos últimos quinze anos, disseminaram-se no Brasil políticas de avaliação educacional. Os estados exerceram especial protagonismo nesse processo. Desde a Conferência de Jomtien, em 1990, observa-se o mesmo em escala global, concomitante às primeiras experiências em larga escala na América Latina. No Brasil, ocorreram dois movimentos: inicialmente, do governo federal, com avaliações bianuais, amostrais e diagnósticas; posteriormente, avaliações descentralizadas, estaduais, anuais, censitárias e relacionadas à gestão de suas redes, processo que se intensificou na última década. Este trabalho analisa a associação entre a implantação de sistemas estaduais de avaliação educacional no Brasil e o desenvolvimento da proficiência média entre os alunos das respectivas redes estaduais de ensino. Utilizam-se os resultados agregados das redes estaduais nas avaliações nacionais como parâmetro externo, e observa-se associação entre a implantação de avaliações e a elevação da proficiência média nos anos seguintes.

Palavras-chave : Avaliação dos Sistemas de Ensino; Saeb; Desempenho; Políticas Educacionais..

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