SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59La calidad de la educación y la diseminación de sistemas de evaluaciónExigencias, estrategias y "jeitinhos": evaluaciones en larga escala en Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CARVALHO, Cynthia Paes de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  y  LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.50-76. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142856.

No contexto das políticas de avaliação e responsabilização na rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro, o artigo traz três estudos que partem de observações e entrevistas realizadas em uma escola pública da rede e de incursões exploratórias sobre os dados dos questionários contextuais dos diretores da Prova Brasil 2007, 2009 e 2011. São discutidos os desafios e as tensões cada vez mais presentes na pauta da gestão escolar, com destaque para a sobrecarga de trabalho burocrático num contexto de precariedade de condições de administração, de uma mediação tensa das políticas junto aos agentes escolares e ainda das tendências de mudanças na gestão pedagógica. Conclui-se ressaltando a importância do adensamento da reflexão sobre a pesquisa e a formação em gestão escolar diante dos novos desafios políticos e pedagógicos, sem perder de vista suas limitações administrativas e político-legais.

Palabras clave : Gestão Escolar; Avaliação da Educação; Responsabilização; Rio de Janeiro..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )