SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliaçãoCobranças, estratégias e "jeitinhos": avaliações em larga escala no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CARVALHO, Cynthia Paes de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de  e  LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.50-76. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142856.

No contexto das políticas de avaliação e responsabilização na rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro, o artigo traz três estudos que partem de observações e entrevistas realizadas em uma escola pública da rede e de incursões exploratórias sobre os dados dos questionários contextuais dos diretores da Prova Brasil 2007, 2009 e 2011. São discutidos os desafios e as tensões cada vez mais presentes na pauta da gestão escolar, com destaque para a sobrecarga de trabalho burocrático num contexto de precariedade de condições de administração, de uma mediação tensa das políticas junto aos agentes escolares e ainda das tendências de mudanças na gestão pedagógica. Conclui-se ressaltando a importância do adensamento da reflexão sobre a pesquisa e a formação em gestão escolar diante dos novos desafios políticos e pedagógicos, sem perder de vista suas limitações administrativas e político-legais.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Avaliação da Educação; Responsabilização; Rio de Janeiro..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )