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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana Pires do  e  FERNANDEZ, Silvina Julia. Cobranças, estratégias e "jeitinhos": avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.78-107. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142853.

O objetivo deste artigo é descrever e analisar visões de gestores da rede municipal do Rio de Janeiro sobre as avaliações em larga escala e seus reflexos no cotidiano escolar. Os dados foram mapeados em quatro grupos focais, dois com diretores e dois com profissionais da gestão central e intermediária da Secretaria Municipal de Educação. Demonstraremos que, apesar de as avaliações externas ainda se apresentarem como eventos extraordinários ao cotidiano escolar, há uma tendência à utilização dos dados delas resultantes como norteadores das práticas de gestão, mesmo com o desconhecimento técnico das avaliações. Foi possível perceber um "efeito dominó". Trata-se de um conjunto de cobranças sucessivas aos agentes de acordo com sua posição na hierarquia da gestão, que induz estratégias para melhorar o desempenho institucional, assim como "jeitinhos" e estratagemas orientados pela expectativa de aumentar os índices das escolas.

Palavras-chave : Avaliação dos Sistemas de Ensino; Cotidiano Escolar; Práticas de Gestão; Rio de Janeiro..

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